Rodrigo Boechat

"Brasil Imperial: Trilha Sonora Original" (2020)
Este álbum é uma seleção com 45 músicas (78 minutos) que fazem parte das 3 horas de trilha sonora original que compus para a série Brasil Imperial, uma produção original Cesgranrio e lançada pela Amazon Prime Video, em 2020.
Sob a luz de fatos históricos, o roteiro desta produção narra os acontecimentos históricos no Brasil ao longo de duas décadas, durante o notável período entre a chegada da Corte Real Portuguesa em 1808, e a abdicação de D. Pedro I, em 1831. Evidentemente, este vultoso contexto histórico teve grande relevância em meu trabalho como compositor, pois narrá-lo através da estética musical da trilha sonora era uma tarefa fundamental a ser cumprida. Toda a trilha sonora foi composta e arranjada no sentido de dialogar com a estética musical decorrente dos períodos históricos retratados no seriado.
.jpg)
"Wistful Dawn" (2024)
Wistful Dawn é uma obra musical escrita para um quinteto de cordas, piano e sintetizadores. Uma composição de aspecto minimalista, textura polifônica e caráter introspectivo/contemplativo.

"Viajante do Cerrado" (2018)
Este EP foi uma aventura para mim, porque as músicas transitam por um terreno muito vasto onde eu ainda não havia pisado até então, que é a música brasileira.
Tudo começou quando senti vontade de conhecer melhor alguns estilos regionais brasileiros com os quais tive mais contato naquele ano (2018). Com isso, passei um bom tempo ouvindo e estudando obras de compositores como Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Fui gostando cada vez mais do que eu estava conhecendo e também ficando bastante curioso com as particularidades de cada estilo. Acabei lendo muitas partituras de estilos como baião, xaxado e maracatu durante esse tempo, para complementar os estudos.
A inspiração para as músicas veio também do contexto em que eu estava inserido na época. No começo de 2018 me mudei do Rio de Janeiro para Ouro Preto, uma cidade histórica no interior de Minas Gerais. Lá, tive contato com muitas coisas novas para uma pessoa que sempre viveu no subúrbio de uma capital. A cada esquina daquela cidade a gente se depara com o passado, seja através de um casarão do século XVIII ou uma igreja em estilo barroco. Essa conexão constante com tempos antigos fortaleceu minha ligação com a música erudita e também com compositores brasileiros do passado. Além disso, explorando o interior de Minas, conheci uma parte do Cerrado e fiquei encantado com esse bioma brasileiro que ainda desconhecia. Sua incrível pluralidade de espécies animais e vegetais, além da variedade de cores, sons, aromas, climas e cenários me inspirou bastante. Hoje, vejo que de alguma forma minha obra se assemelha ao Cerrado, nesse aspecto miscigenado.
Em meio a essas circunstâncias, as músicas do Viajante Do Cerrado vieram de maneira bem natural. Compus as quatro faixas, gravei e produzi tudo em torno de uma semana. Quando as primeiras ideias foram surgindo e eu comecei a pensar sobre qual direcionamento dar às composições, senti vontade de criar algo simples e confortável de se ouvir, mas que não deixasse de ser sofisticado e de ter certa complexidade artística. Minha ideia principal era mesclar estilos populares com a música erudita, como alguns compositores já fizeram no século XX.

"Influential Echoes": Trilha sonora do fangame Donkey Kong Country 4 (2020)
Este álbum reúne as músicas que criei para a trilha sonora do fangame "Donkey Kong Country 4". A estética musical, timbres e arranjos são inspirados na trilogia original lançada para Super Nintendo, composta por David Wise. Todas as músicas compostas e produzidas para este álbum são 100% originais, e as considero uma homenagem ao legado do mestre David Wise.